Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

09 abril 2008

HOJE É O DIA DA BIBLIOTECA


REPORTAGEM DO JORNAL: O MUNICÍPIO – 09/04/08

Repórter: Guédria Baron Motta

Hoje é o Dia da Biblioteca

Quem já tem o hábito da leitura conhece os benefícios gravados nas entrelinhas de cada livro.

Disse certa vez uma escritora "Escrever é construir um castelo e ler é morar dentro dele". A pequena Naiara Viana de Melo, 9 anos, aluna da 4a série da Escola de Ensino Fundamental Professor José Vieira Corte, bairro Santa Luzia, concorda com a afirmação.

"Quando a professora lê uma história, parece que eu entro no livro",conta a menina, de cabelos longos e olhos cheios de vida. Para Naiara ler se transformou em prazer e ela lidera o ranking de empréstimos na biblioteca da escola. Às vezes, leva até mais de um livro para casa e garante que lê todos eles.

Outro estudante que não dispensa uma boa história é Carlos Adrian Ramos Domingos, que freqüenta a mesma série de Naiara. O menino de cabelo escuro e sardinhas no nariz fala que é mais interessante um livro do que uma partida de futebol. Duvidou? "Ler é melhor do que estar lá na rua brincando. Enquanto leio, estou aprendendo", dá lição o menino.

Na manhã de segunda-feira, 7 de abril, Naiara e Carlos freqüentaram a aula de leitura, realizada uma vez por semana na biblioteca, para estudantes de 1a a 4ª série. No comando da turminha estava a agente de Biblioteca, professora Andréia de Souza Sgrott que, há
quatro anos desenvolve o programa "Amigos da Leitura" no local.

Nem a invasão do Jornal Município Dia-a-Dia, com seus numerosos flashes fotográficos na biblioteca,foi capaz de distrair a atenção dos pequenos. A professora Andréia brincava com as diferentes tonalidades de voz e apostava na excelente interpretação de texto para estimular a imaginação da garotada.

"O objetivo do programa é estimular o hábito pela leitura desde as séries iniciais. Aqui eu conto histórias, organizo painéis e desenvolvo atividades de desenhos e pinturas com as crianças", explica a agente.

Nos dias que esta professora tão especial falta, ninguém quer saber de dispensa e os alunos, inclusive, cobram a reposição.
Ao que tudo indica,nestes quatro anos de atuação de Andréia na escola, a leitura já parece ter formado bons adeptos por lá. Na manhã de segunda-feira, a professora estava contando a história do Grúfalo, um terrível monstro que habitava apenas na mente astuta de um ratinho
medroso, que usou a fantasia para espantar seus predadores. Mas então, qual seria a surpresa do ratinho ao se deparar com um Grúfalo de verdade? Ficou curioso? Então busque a continuidade desta história no livro "O Grúfalo", de Julia Donaldson, que é um convite à reflexão dos poderes imaginários.


Um comentário:

Marléte disse...

Admiro teu trabalho e aprendo muito contigo.
Marléte