Ao pensarmos em educação faz-se necessário ultrapassar a prática de transmissão dos conteúdos no ensino das disciplinas.
O aluno deve exercer um papel participativo, cooperativo, como construtor do seu conhecimento, mas esse processo deve ser através da interação com colegas e professores da sua ou outra escola.
Essa situação está colocando para a escola o desafio de trabalhar com um sujeito não mais passivo. Mas a plena troca de experiências entre alunos e professores através do desenvolvimento de atividades nas quais eles possam planejar, elaborar e avaliar suas criações a partir de suas próprias experiências
Dessa maneira é possível perceber que esse novo tipo de escola com novas práticas pedagógicas em vez de memorizar conceitos deve possibilitar a aquisição de habilidades para o trabalho em grupo e o aluno ser o produtor do seu próprio conhecimento.
O professor tem o papel de orientador desse processo de reflexão criando ambientes de aprendizagem que propiciem a criatividade.
17 março 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá Andréia,
Parabéns pela sua reflexão, você conseguiu identificar muito bem a diferença existente entre um Projeto para Aprender, no caso o PA, e um Projeto para Ensinar, onde o professor é o detentor do conheceimento e repassa este ao aluno.
Abraço e até hoje à noite!
NTE
Oi, Andréia...
Sua reflexão ficou muito clara. Parabéns.
Você é uma educadora competente e consciente de seu papel.
Gosto muito de seu trabalho.
Beijinhos, Tati
Olá Andréia.
Gostei da sua reflexão sobre a importancia dos Projetos de Aprendizagens para a formação dos alunos. Tenho certeza que você irá realizar um ótimo trabalho!
Márcia.
Sua reflexão é válida só que depende muito da sociedade em que vive a criança.
Postar um comentário