Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

17 março 2008

APRENDIZES DO FUTURO: AS INOVAÇÕES COMEÇARAM!

Ao pensarmos em educação faz-se necessário ultrapassar a prática de transmissão dos conteúdos no ensino das disciplinas.
O aluno deve exercer um papel participativo, cooperativo, como construtor do seu conhecimento, mas esse processo deve ser através da interação com colegas e professores da sua ou outra escola.
Essa situação está colocando para a escola o desafio de trabalhar com um sujeito não mais passivo. Mas a plena troca de experiências entre alunos e professores através do desenvolvimento de atividades nas quais eles possam planejar, elaborar e avaliar suas criações a partir de suas próprias experiências
Dessa maneira é possível perceber que esse novo tipo de escola com novas práticas pedagógicas em vez de memorizar conceitos deve possibilitar a aquisição de habilidades para o trabalho em grupo e o aluno ser o produtor do seu próprio conhecimento.
O professor tem o papel de orientador desse processo de reflexão criando ambientes de aprendizagem que propiciem a criatividade.

4 comentários:

NTE Brusque disse...

Olá Andréia,
Parabéns pela sua reflexão, você conseguiu identificar muito bem a diferença existente entre um Projeto para Aprender, no caso o PA, e um Projeto para Ensinar, onde o professor é o detentor do conheceimento e repassa este ao aluno.

Abraço e até hoje à noite!
NTE

Tati disse...

Oi, Andréia...

Sua reflexão ficou muito clara. Parabéns.
Você é uma educadora competente e consciente de seu papel.
Gosto muito de seu trabalho.

Beijinhos, Tati

Márcia disse...

Olá Andréia.
Gostei da sua reflexão sobre a importancia dos Projetos de Aprendizagens para a formação dos alunos. Tenho certeza que você irá realizar um ótimo trabalho!
Márcia.

Arthur Ferreira disse...

Sua reflexão é válida só que depende muito da sociedade em que vive a criança.